Cuidados com o Sol

CUIDADOs COM O SOL

O que é um SPF?

SPF significa fator de proteção solar. É uma medida usada mundialmente para indicar o nível de proteção solar. Usar um protetor solar com SPF 15 significa que a pele vai demorar 15 vezes mais para atingir uma queimadura solar do que sem o protetor solar.

O Sol e os seus raios

Existem dois tipos de raios ultravioleta (UV) que podem prejudicar a pele – UVA e UVB. Neste gráfico de espectro de luz, verá que os raios ultravioleta (UV) estão totalmente à esquerda. Eles não podem ser vistos a olho nu. No meio, vemos o espectro de luz visível, ou seja, que podemos ver. À direita, temos a luz infravermelha. Vamos nos concentrar nos raios ultravioleta. Existem dois tipos que podem causar danos à pele – UVA e UVB.

Os raios UVA são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele (Lembre-se de A = Aging)

  • O produto passa ou falha em testes de comprimento de onda críticos. Se passar, a proteção UVA pode ser reivindicada.
  • A Australian Gold conclui testes adicionais na maioria dos produtos para obter informações mais detalhadas sobre a quantidade de proteção UVA fornecida.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras solares (Lembre-se B = Burn)

  • SPF # é uma medida teórica da proteção UVB. O número indica quanto tempo pode ficar ao sol sem atingir a queimadura solar.
  • Resistente à água é quanto tempo o produto mantém o SPF # quando exposto à água

Um protetor solar de amplo espectro protege-o dos raios UVA e UVB.

Aplicação de protetor solar

A quantidade recomendada de protetor solar em média para uma pessoa é de 30 gramas. Uma maneira simples de lembrar a quantidade de protetor solar a ser aplicada é imaginar a quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golfe.

O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas ou imediatamente após ir ao banho, suar ou secar com a toalha.

Ingredientes ativos de proteção solar

Ingredientes ativos são os ingredientes que causam uma alteração física na pele – neste caso proporcionando proteção. Eles são a razão pela qual os filtros solares são classificados como produtos OTC (sem necessidade de prescrição).

Existem dois tipos gerais de protetores solares – químico e mineral. Ambos protegem a pele dos raios UVA e UVB, mas funcionam de maneira diferente.